17 de outubro de 2008

Pensamentos...

Alguns devaneios depois de um sushi com a Thêmis e umas leituras rápidas:

- O crédito para o consumo é ruim para a sociedade, como já falava Schumpeter. Seria então, na verdade uma maneira de ludibriar os assalariados a não requererem a sua fatia na distribuição de renda? E, ao contrário, seria uma maneira de aumentar o poder dos donos do capital?

- A distribuição de renda, porém, em nada nega a meritocracia e a remuneração do capital produtivo. Muito pelo contrário, uma melhor sistematização da distribuição de renda cria condições mais iguais de competição entre todos. Só com igualdade de condições para competir a meritocracia será completamente justa.

- Vejo os representantes da classe empresarial do país alardearem muito a percentagem do PIB que representa a carga tributária. Porém, não vejo ninguém na mídia acompanhando qual a percentagem do PIB é relativo a massa salarial. Isso também é importante!

- Dois fatores, dentre muitos, para obtermos igualdade de condições entre as pessoas: universalização de ensimo público de qualidade, desde a infância, e democratização do crédito a todos os cidadãos. Apenas com todos tendo excelência no ensino e acesso ao crédito para empreender suas potencialidades teremos um capitalismo mais justo.

Acho que por hoje é só!

Nenhum comentário: