23 de dezembro de 2008

Natura e o respeito à mulher

Copio o desabafo de um conhecido que também me indignou. Infelizmente é uma prática comum, mas vindo de uma empresa que tem a mulher como foco, é inconcebível.

Leiam isto, espalhe e tenham um consumo socialmente responsável.



"Minha esposa foi demitida ontem da Natura com a justificativa de resultados ruins. Situação corriqueira nas empresas se não ocorre uma situação: ela acabou de voltar de uma licença-maternidade. Quando ela saiu de licença, já sabia do zum-zum-zum que o período que deveria cuidar se sua filha seria uma ficção-legal, que quem sai, precisa voltar a trabalhar quase que imediatamente (o trabalho é feito em casa). Como consequência, outra funcionária na mesma situação com filho de 2 meses anunciara a sua volta porque "viu o que aconteceu com ...".

Pergunto: é este o respeito que a Natura tem com a mulher? A imensa maioria de seus clientes são mulheres, de seus funcionários também (excluindo, claro, os cargos de chefia, dominados se não pela totalidade, por homens).

Eu não estaria tão irritado se a decisão fosse baseada em corte, reestruturação... mas desempenho num período que não trabalhou e que gozava de um direito constitucional? Nos dois primeiros anos de empresa ela conseguiu ser promovido por suas habilidades, agora, colocar um ônus na minha pequena filha de 6 meses, não ó.

Já não bastasse a situação, a dispensa foi realizada menos de 24hs depois de uma "confraternização" de fim de ano. Se puder dar um conselho... Natura, faça isso não. Isto é hipocrisia. Como é hipocrisia slogan da boca pra fora. Uma dia as pessoas descobrem. Também não envie o chefe para visitar a gestante e na presença da família inteira, inclusive de crianças, se comprometer "que não se preocupe, estará tudo bem, terá tempo para re-organizar". Se for para fazer este tipo de "social" para não cumprir palavra. Não faça."

Resumo da ópera: eu não compro mais nada da Natura.

Texto original em: http://www.navegantes.org/

Um comentário:

Gleyda Cordeiro disse...

Já coloquei no forum 2beauty e é incrível que mulheres repetem o discurso machista dessas empresas.