11 de setembro de 2007

Sistema Social

A definição de sistema veio da biologia. Sistemas vivos. Sistemas abertos. Macro-sistemas e sub-sistemas.


O sistema retira os recursos do meio-ambiente, os processa e devolve ao meio-ambiente estes recursos transformados. Tudo isso com um objetivo. Comparando as saídas do processamento com o que foi planejado o processo é reorganizado para que o planejamento seja cumprido. Isto é retroação ou feedback. Muito basicamente é esta a forma de funcionamento dos sistemas.


Uma questão muito importante é a inter-relação das partes destes sistemas. A teoria do caos explica bem. O comportamento de qualquer elemento influencia o todo. A mudança no processo de um sub-sistema influencia o sistema, que por sua vez influencia o macro-sistema. O mesmo ocorre no sentido inverso. Qualquer mudança no macro-sistema afeta o sistema, que por sua vez afeta o sub-sistema.


Funciona para um vírus e para uma pessoa. Isso porque um sistema é formado de sub-sistemas e é parte de um macro-sistema. No mesmo exemplo podemos dizer que a pessoa seja um sistema formado por células, bactérias, vírus, energia... E também faz parte de um macro-sistema, que é a sociedade.


Assim, a sociedade também pode ser analisada como um sistema. É um sistema formado por uma infinidade de sub-sistemas: pessoas e organizações. Sistemas sociais.


Assim como no corpo humano um vírus é um elemento que trabalha para o desequilíbrio do sistema e existem outros elementos para neutralizá-lo e eliminá-lo, podemos ser elementos que geram equilíbrio ou desequilíbrio à sociedade. Cada um escolhe. Queremos ser vírus ou elementos de equilíbrio? A boa auto-sustentabilidade dá o caminho: equilibre. A si mesmo e ao todo.

Um comentário:

Cássio Gonçalves disse...

Parabéns pela explicação breve e eficiente.